Páginas

terça-feira, 28 de março de 2017

Samhain - um Sabá de Morte

Samhain, um dos quatro Grandes Festivais das Bruxas e um Sabá Maior, é celebrado sempre na véspera, ou seja, na véspera de maio (no H.Sul é na passagem da noite de 30 de abril para 1°de maio) e na véspera de novembro (no H.Norte é na passagem da noite de 31 de outubro para 1°de novembro).
Levando em consideração as mudanças das estações, este Sabá marca o fim do Outono e o início do Inverno. Para os Celtas, o ano era dividido em Inverno (Metade Escura ; Fase Decrescente) e Verão (Fase Clara ; Fase Crescente ; Fertilidade). Para eles, Samhain marcava o início do Inverno e Beltane marcava o início do Verão.

Na Roda do Ano, a fase decrescente e minguante começa logo após o Solstício de Verão (Litha) e se consolida mais ainda após o Equinócio de Outono - é o Inverno, a estação mais penosa do ano, se aproximando. O poder do Sol - seu calor, luz e força fertilizadora - diminui gradativamente e a Natureza sofre seus efeitos. Com isso, Samhain é um Sabá de Morte - dentro da nossa visão, o Sol "perde" suas forças e a Natureza entra em um período de certa dormência. Para os povos antigos, este era um momento de grandes dúvidas, medos e incertezas, afinal, eles não sabiam se sobreviveriam aos rigores do Inverno.

Desta mesma forma, temos na Roda do Ano - um Ciclo de Vida, Morte e Re-Nascimento - a "Morte" do Deus de Chifres (a perda de suas forças) e assim, Ele vai para o Submundo entronizar como o Deus da Morte e do Mundo Inferior.
Para os Wicca, esta não é uma época de tristeza ou de lamentações. Entendemos que a Morte faz parte da Vida e uma não existe sem a outra - é um Ciclo perfeito e ininterrupto que é muito bem representado através da Roda do Ano. Se não existem motivos para tristezas, aproveitamos para homenagear nossos mortos e lembrar daqueles que já se foram - geralmente, arrumamos um altar com fotos, flores, objetos e as comidas preferidas dos nossos entes queridos.
Lembrem-se que Samhain, mesmo sendo um Sabá de Morte, celebra mais uma fase do eterno Ciclo de Vida, Morte e Re-Nascimento. Por isso, por ser uma grande celebração, os Wica não se entristecem ou se lamentam, mas se regozijam.
Um ótimo Samhain para todos e que saibam observar atentamente mais uma mudança na Natureza.